1 | Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. | |
2 | Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. | |
3 | Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. | |
4 | Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. | |
5 | Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. | |
6 | Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR. |
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Salmo 150
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Salmo 146
2 Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo.
3 Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.
4 Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.
5 ¶ Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus.
6 O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre;
7 O que faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados.
8 O SENHOR abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos;
9 O SENHOR guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.
10 O SENHOR reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao SENHOR.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Ansiedade
Mt 6:25 a 33. (Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? (26) Observai as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura não valeis vós muito mais do que as aves? (27) Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? (28) E porque andeis ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. (29) Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, com toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. (30) Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã são lançada ao forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? (31) Portanto, não vós inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que vestiremos? (32) Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai Celeste sabe que necessitais de todas elas; (33) buscais, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.)
- O que é ansiedade?
É uma sensação interna de apreensão, insegurança, preocupação, inquietação e/ou temor que é acompanhado de elevada excitação física. Em períodos de ansiedade o corpo fica em estado de alerta, pronto para fugir ou lutar. O coração bate mais depressa, a pressão sanguínea e a tensão muscular se elevam, ocorrem trocas químicas e intercâmbio de sinais neurológicos, às vezes ocorre aumento de transpiração, a pessoa pode se sentir fraca, nervosa e incapaz de relaxar. (Gary Collins)
- Na Bíblia, a palavra “ansiedade” é usada de duas maneiras, como:
Uma preocupação moderada (salutar): dose moderada (nem muito, nem pouco). Quando nos motiva a enfrentar melhor os desafios da vida. Ela pode ser benéfica. Ex: Paulo preocupado com as igrejas - 1ª Co 11:28 (Além das coisas exteriores, há o que pese sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas);
Aflição e angústia: é nociva, gera pânico e imobiliza a pessoa. Surge quando damos as costas para Deus, pegamos nossos fardos e consideramos, pelo menos com nossas atitudes e gestos, que temos que resolver nossos problemas sozinhos. Em vez de reconhecermos a soberania e o poder de Deus, e de buscar o seu reino e a sua justiça em primeiro lugar. Fl 4:6 e 7 (Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
- Causas da ansiedade:
Ameaça (perigo, auto-estima, separação, valores etc.)
Conflito
Necessidades não satisfeitas (sobrevivência, segurança, etc.)
Medo: as pessoas têm medo do fracasso, do futuro, da guerra, da rejeição, do sucesso, de assumir responsabilidades, da solidão, da mudança, de várias outras possibilidades reais ou imaginárias, Algumas vezes, esses medos se avolumam na mente e criam uma extrema “ansiedade”, mesmo na ausência de qualquer perigo real.
- Prevenção da Ansiedade: Confie em Deus - Aprenda a andar em contato diário com Deus. Aprenda a enfrentar - Enfrentar as causas da ansiedade antes mesmo que surjam, ou no momento em que aparecem, pode impedir o seu desenvolvimento. Esse enfrentamento pode tornar-se parte do estilo de vida da pessoa que quer ser liberta.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Um Coração Puro Diante de Deus. Salmo 51:1-4
Sinceridade Profunda. Salmo 51:5-6
Davi escreveu: "O que Tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria" (v.6). Davi se referia ao mais íntimo do seu ser. Podemosdizer que existem diferentes camadas na personalidade humana, e Deus que nos purificar nas camadas mais profundas do nosso ser. 2Tessalonicenses 2.13 nos fala sobre esse processo de purificação, que pode ser chamado de "santificação". Deus deseja derrubar as fortalezas das trevas dentro de nós, tornando-nos completamente dele para que sejamos libertos. Algumas vezes, achamos que estamos servindo a Deus, mas, no nosso íntimo, há raiva, ressentimento, amargura, confusão, egoísmo e escravidão. Deus que descer ao porão do nosso ser e limpá-lo.
Mais Branco que a Neve. Salmo 51:7-17
Quando permitimos que a verdade entre dentro de nós, ou seja, quando nos abrimos para o processo de santificação de Deus, então experimentaremos uma liberdade profunda e permanente. E descobriremos sobre que tipo de alegria Davi falava, quando disse: "Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade" (vs. 7-8).
Esse ponto me revela que por mais que você tenha sido esmagado pelo pecado, mas que a grande bondade do nosso Pai que nos perdoa e nos lava do pecado faz com que nós possamos ouvir novamente o som, ou melhor, a voz de Deus se gloriando de felicidade.
Deus abençoe a todos.
Amém!
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Confissões de Lúcifer.
Vale e pena investir alguns poucos minutos na leitura até o final e depois meditar a respeito.
Depois de passar 6.000 anos vagueando pela Terra, aprendi muito da natureza humana, suas fraquezas, virtude s e seus desejos mais secretos.
Tenho consciência que minha causa foi derrotada, entretanto estou trabalhando freneticamente para levar ao destino que me aguarda o maior número possível de pessoas, pois sei que pouco tempo me resta [1].
Não é fácil a vida de um adversário do Todo Poderoso, principalmente porque Ele conta com um exército fiel espalhado pelo mundo inteiro que com suas orações produzem uma reviravolta em todo mal que intento. Felizmente são poucos os que oram de verdade, porque a maioria está mais preocupada consigo mesma, outros começam bem, me incomodam, mas logo desistem, pois não têm perseverança.
Fico admirado com o fascínio que exerço sobre alguns crentes, que falam mais de mim que de Deus. Rio muito quando eles tentam me amarrar, e dizem que naquela cidade eu não entro mais. Pois acaba a oração e eu continuo fazendo as mesmas estripulias. O que esses cristãos não entendem é que não devem lutar contra mim, mas buscar Aquele que tem mais poder que eu.
Quando eu quase destruí a vida de Jó, ele não me dirigiu uma palavra sequer, mas dizia o tempo todo que sua causa estava diante de Deus, e que o seu Redentor vive. Quando humilhei Paulo colocando-lhe um espinho na
carne, ele não tentou me acorrentar, mas apresentou sua fraqueza a Deus, que lhe deu vitória. Sinceramente, com gente assim não dá pra lutar.
Tenho prazer especial em atormentar esses que ficam preocupados comigo o dia todo. Eles dizem que me vêem em todos os lugares, até onde eu nem estou.... é muito engraçado. Com tais eu nem me previno, pois sei que são cristãos inseguros da fé que dizem possuir. Eles fazem parte daquele grupo que faz uma boa propaganda de mim, pois julgam que possuo muito mais poder do que realmente tenho e afirmam que fiz coisas das quais nada tive a ver. Na verdade, eu sou um pobre diabo, condenado e derrotado, mas da forma que falam, é como seu fosse onisciente e onipotente. Será que eles não sabem que eu não posso fazer absolutamente nada sem a permissão do Todo Poderoso? Ah, se não fosse por Ele.... mas, tudo bem, a propaganda é a alma do negócio.
Sou constantemente acusado de tirar muita gente da igreja. É mentira! Eles saem por que são levados pelos seus próprios interesses. Não fui eu quem instigou o filho pródigo a sair da casa do pai [2] e Demas abandonou o apóstolo Paulo porque amou mais o mundo do que a Deus [3].
Não tenho pretensão de tirar ninguém da igreja, pelo contrário. Quero deixá-los lá, pois farei de tudo para que sejam frios, apáticos, que fiquem brigando entre si por bobagem, que se dividam, e façam panelinhas entre eles. No que depender de mim farei com que tenham uma vida tão miserável, que quando forem evangelizar ninguém vai querer ter uma vida igual a deles. Outra estratégia que uso muito é a de fazer com que os valores da igreja se pareçam cada vez mais com o mundo, pois assim quando as pessoas passarem a freqüentá-la, elas não precisarão mudar nada, e continuarão fazendo as mesmas coisas de antes. Não é genial?
Adoro soprar mentiras nos ouvidos das pessoas, afinal quero fazer jus ao meu nome de "pai da mentira". É, eu digo-lhes que são como gafanhotos e eles acreditam, digo-lhes que são uns derrotados e eles nem se levantam da cama, digo-lhes que Deus não os perdoou por tal e tal pecado e eles ficam cheios de culpa.
Confesso também que sinto um enorme prazer em oprimir aqueles que se recusam a perdoar ao seu irmão, pois recebi carta branca do Todo Poderoso para atormentá-los com toda sorte de espíritos malignos [4], dos quais eu sou o principal. E não ponham a culpa em mim, pois só posso fazer isso se o cristão recusar a liberar perdão, pois quando ele perdoa é horrível a sensação de paz daquele coração, e eu saio correndo dali.
Acho muito engraçado quando usam sal grosso e oração forte contra mim. Nem ligo. Agora, o que eu temo mesmo é uma vida santificada. Contra um crente santificado, fiel e que tem a Palavra guardada no coração, desse eu fujo [5].
Como minha hora se aproxima eu estou trabalhando num projeto grandioso para este século. É uma estratégia tão ardilosa que são poucos os que a percebem. Todos buscam uma divindade para adorar, por isso eu estou dando "Deus" de todos os tipos e para todos os gostos.. Eu estou enchendo o mundo de "Deus" para que eles fiquem tão confundidos que não saibam quem é o
verdadeiro. Cada um pode ter o seu, do jeito que quiser. Vocês não imaginam como o povo gosta dessas novidades. Tenho queimado as pestanas inventando sacrifícios, novos rituais, e tenho levantado líderes que falam muito de Jesus, mas são meus súditos. Adoro soprar ventos de doutrinas porque os meninos na fé acreditam em tudo.
O meu objetivo com isso? Confundi-los e fazê-los imaginar que estão servindo a Deus. Agora, eu não aceito levar a culpa de tudo sozinho - eu só dou o que eles querem. Eles gostam do brilho, eles buscam glória pra si, eles crêem em todas as formas de misticismo, e eu nunca imaginei que esse povo gostasse tanto de ídolos. Séculos atrás lhes dei um bezerro de ouro, mas agora eles querem ídolos que cantam, que pregam, que profetizam....
Muitos falam que eu sou feio, e até pintam quadros horríveis dizendo que eu tenho chifres, pêlos e cara de bode. Desde a minha criação sou muito vaidoso e jamais aceitaria ser desta forma. Se vocês ouvissem aquele tal
apóstolo Paulo saberiam como eu sou de verdade - sempre fui um anjo de luz, fala mansa, voz agradável, boa aparência e muito convincente [6].
Felizmente são poucos os que me reconhecem.
Para terminar, eu quero dizer a todos que não sou ateu ou agnóstico. Eu creio e tremo diante de Deus [7].
Mas eu não consigo, não consigo me submeter. Submissão significa obediência, e eu não quero ser servo. Aliás, tem muita gente indo comigo, que também crê em Deus, pratica seus atos religiosos, freqüenta igreja, e é dessa mesma opinião..
Pr. Daniel Rocha
Pastor da Igreja Metodista e psicólogo
Notas (referências bíblicas):
[1] Apocalípse 12.12
[2] Lucas 15.12
[3] 2ª Timóteo 4.10
[4] Mateus 18..34-35
[5] Tiago 4.7
[6] 2ª Coríntios 11.14
[7] Tiago 2.19
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Salmo 115
6Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. 7Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. 9Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. 10Casa de Arão, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. 11Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. 12O SENHOR se lembrou de nós; ele nos abençoará; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão. 13Abençoará os que temem ao SENHOR, tanto pequenos como grandes. 14O SENHOR vos aumentará cada vez mais, a vós e a vossos filhos. 15Sois benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra.
16Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens. 17Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio. 18Mas nós bendiremos ao SENHOR, desde agora e para sempre. Louvai ao SENHOR.
Deus abençoe a todos.
Salmo 115
domingo, 6 de setembro de 2009
Não vou Desistir
O tempo da dor, as frustrações, a solidão Angústia de estar vivendo sem saber quando vai mudar Eu nunca te vi, mas reconheço que estás aqui Eu vou me levantar, já vejo acontecer quando eu te tocar
Decidi, não vou desistir Vou lutar contra a multidão Lançar-me aos teus pés e te tocar
Há virtude em ti pra sarar o meu mal Transformado serei se ao menos te tocar
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
"Me Leva Onde Eu Possa Ouvir"
"Meu Jesus, me leva pra perto de ti
Me leva onde eu possa ouvir a tua voz
Pois quando eu escutar
De todo coração, obedecerei
Cura meu coração
Faz de mim tua vontade
Pois só na tua vontade eu posso me completar
Eu posso me completar
Me leva onde eu possa ouvir Tua voz
Aos teus pés"
"Me Leva Onde Eu Possa Ouvir" - (Filhos do Homem)
Faça desta música sua oração de adoração ao nosso Senhor Jesus.
Deus abençoe a todos!
terça-feira, 25 de agosto de 2009
"Invoca-me no dia da angústia: eu te livrarei, e tu me glorificarás."
"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus."
Romanos 3:23-24
"Não há justo, nem um sequer, não há quem enteda, não há quem busque a Deus."
Romanos 3:10
"Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém que faz a vontade de Deus permanece eternamente."
1º João 2:17
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 3:16
"O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcancará misericórdia."
Provérbios 28:13
"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça."
1º João 1:9
domingo, 16 de agosto de 2009
Hino ao Amor Cristão - 1 Coríntios 13
"1Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. 2Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. 3Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. 4Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. 5Quem ama não é grosseio nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. 6Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. 7Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. 8O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará. 9Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos. 10Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá. 11Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. 12O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. 13Portanto, agora existem estas três coisas: a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR. Porém a maior delas é o AMOR."
1 Coríntios 13 (Autor: apóstolo Paulo / Data: Aproximadamente 56 d.C.)
domingo, 2 de agosto de 2009
ESTUDO BÍBLICO
Texto-chave: Lucas 4:1-13
Contextualização
Local: região desértica da parte inferior do vale do Jordão, numa montanha elevada, no pináculo do templo em Jerusalém.
Tempo: 40 dias, no verso 2b diz que “no fim deles, (referenciando aos dias), Jesus teve fome.” Já no livro de Mateus 4:2, fica subtendido que Jesus foi tentando depois de passar 40 dias no deserto jejuando.
Podemos a princípio entender melhor quem é Jesus: alguém 100% Deus, mas que ao mesmo tempo 100% homem. Pois jejuou por 40 dias e teve fome, em Hebreus 4:15 diz “pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém sem pecado.” Uma vez sendo também homem, estava sujeito a todo e qualquer tipo de tentação vinda de Satanás, porém nesse versículo fica claro que passou por tudo isso, porém sem pecado algum.
Vejamos então quais foram as três propostas que o diabo fez a Jesus, digo propostas pois o dicionário Aurélio define proposta, s. f. oferta, e em todas as propostas que o diabo faz a Jesus, ele oferta algo em troca de, ou seja usa condicionais “se”. Ex: “Se es filho...” (verso 3); “Se me adorares...” (verso 7); “Se es filho de Deus...” (verso 9b).
Obs.: Não é sabido se a ordem cronológica correta de cada dito de satanás nessa passagem é a de Mateus, ou a de Lucas. Então seguirei a ordem de Lucas, somente para compreensão do texto:
Primeira proposta de Satanás: SUPRIMENTO DAS NOSSAS NECESSIDADES BÁSICAS
Ø Verso 3b: “manda esta pedra transformar-se em pão.” Todos sabemos que o pão representa o alimento diário, na oração de Jesus em Mateus 6, Ele pede ao Pai pão todos os dias, ou seja o suprimento diário, para que não nos falte alimento em nossas mesas. A primeira forma que o diabo utilizou para tentar a Jesus foi oferecendo a sua necessidade primeira. Quantas vezes em nossas vidas não temos a certeza se no amanhã teremos o que comer? Qual de nós tem a certeza de que teremos condições financeiras no amanhã para nos alimentar? Mas diferente do diabo, Deus nos garante provisão diária. Elias quando não tinha como se alimentar, Deus se utilizou de corvos para suprir suas necessidades biológicas de se alimentar. O salmista Davi já dizia: “O Senhor é o meu pastor de nada terei falta.” O diabo pode até nos oferecer o suprimento imediato, mas quem nos garante a certeza do suprimento continuo é o Senhor.
Segunda proposta de Satanás: PODER, AUTORIDADE E ESPLENDOR.
Ø Verso 6: “E lhe disse: Eu te darei autoridade sobre eles e todo o seu esplendor...” Aqui Satanás oferece poder sobre os reinos a Jesus, isso nos dias atuais pode muito bem ser comparado, a status profissional, a ascensão financeira, etc. Quantos de nós não gostaríamos de ser uma pessoa bem sucedida, de ser uma pessoa de poder e de influencia? Porém Satanás oferece isso a Jesus com uma condição: que Jesus o adorasse. (Verso 7). Muitas vezes somos pessoas justas, dignas e honestas em nosso viver, mas deixamos de ADORAR ao Senhor quando aceitamos as condições que Satanás nos propõe. Satanás pode até nos garantir poder, autoridade e esplendor aqui na terra, mas quem nos garante o sucesso ETERNO é o Senhor. Podemos não ter status aqui na terra, mas com certeza aquele que honra ao senhor, adorando somente a JESUS, será recompensado. “Feliz o homem que persevera na provação, porque depois da aprovação receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” Tg 1:12
Terceira proposta de Satanás: SEGURANÇA.
Ø Veja bem, já na sua ultima proposta Satanás, não oferece nada, uma vez que Ele aqui põe a prova o poder de Deus, Ele não diz pra Jesus se jogar de cima do templo porque ele (diabo) irá segurar Jesus. Mas ele diz que está escrito na bíblia que Deus dá ordens aos anjos para que nos dêem segurança. Então podemos tirar algumas conclusões dessa parte, primeiro Satanás não pode nos garantir nenhum tipo de segurança garantida, ele pode até nos persuadir a acreditar nisso, mas somente o Senhor é quem nos guarda e nos protege. “Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernaculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.” Salmos 27:5. Segundo o diabo transfere essa responsabilidade ao Senhor quando ele diz está escrito. A única intenção de Satanás nessa parte era por a prova o poder divino, para isso ele se utiliza até mesmo da palavra do Senhor. Não basta conhecermos a bíblia, antes de tudo precisamos conhecer o Deus da Bíblia e nos decidirmos por vive-la dia a dia, assim como Jesus o fazia.
Conclusão: Podemos até nos perguntar: mas Jesus era santo, era o próprio Deus encarnado, como darei conta de ser tentando todos os dias por Satanás e conseguir? Toda e qualquer garantia eterna, só pode ser dado por JESUS. Se você realmente quer possuir um coração firmado no Senhor, busque as coisas eternas, as coisas que jamais passam, as coisas que teremos a certeza que nos farão chegar mais perto dEle. Essa proposta somente o Senhor Jesus pode nos fazer, e cabe a você decidir aceitar que ele entre na sua vida e te ofereça tudo aquilo que você realmente precisa.
Adorar em Espírito - João 4:24
ADORADORES EM ESPÍRITO E EM VERDADE
"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o ADOREM em ESPÍRITO e em VERDADE." João 4:24
O FIM PRINCIPAL DO HOMEM É: Glorificar a DEUS e gozá-lo para sempre. (Romanos 11:36) - Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.
ADORAR A DEUS é a atividade mais nobre de toda a Criatura.
A BÍBLIA nos ensina que (Salmos 19:1) - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Visto ser a atividade dos Serafins que clamam: (Isaías 6:3) - uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
Para muitos a idéia habitual de Culto é ADORAÇÃO inclusive a Pregação do Evangelho; A leitura da palavra; A oração e o Louvor.
No entanto por mais importante e necessária que seja para todo crente, a Pregação do Evangelho; A leitura da palavra; A oração e o Louvor, propriamente ditos não é adoração.
Entendemos que:
• Pela pregação do evangelho levamos a mensagem de salvação ao pecador.
• Através da Leitura e do Estudo das Escrituras cremos, que foi o Senhor servido em revelar-se e declarar à sua Igreja à sua vontade, cessando assim aqueles antigos modos de Deus revelar a sua vontade, ao seu povo.
• Através de Oração pedimos tudo àquilo que necessitamos.
• Através do Louvor declaramos a nossa gratidão ao Senhor, por tudo que ele nos tem dado, o salmista assim declarou, (Salmos 22; 25) – O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.
Porém a VERDADEIRA ADORAÇÃO consiste na resposta nossa dada a DEUS com:
• Um Coração Agradecido
• Um Coração feliz e Satisfeito
Tomado pelo profundo senso de benção que nos são comunicadas e nos entregue do alto.
• Podemos dizer que a Verdadeira adoração, É a “HONRA”;
A honra é a adoração dada a DEUS por tudo aquilo que ELE É em si mesmo, bem como aquilo que ELE É, para os seus adoradores, para os que O ADORAM EM ESPÍRITO E EM VERDADE.
ENTENDEMOS QUE ADORAÇÃO É reconhecer a realidade da presença de DEUS.
O versículo diz: QUE O ADOREM EM ESPÍRITO
1) DEUS é ESPÍRITO: (Essência)
ESPÍRITO: Infinito; Eterno e imutável. Em seu SER; SABEDORIA; PODER; SANTIDADE; JUSTIÇA; BONDADE; E VERDADE.
2) DEUS É UM ESPÍRITO:
• Puríssimo; Invisível, Imenso; Eterno; Incomparável; Onipotente; Onisciente; Santíssimo; Cheio de Amor; Gracioso; Misericordioso e Galardoado dos que o Buscam.
Adorar a DEUS em Espírito tem haver com a nossa atitude de respeito, reverência e submissão ao PAI. Tendo em vista (Isaías 40; 22) - Ele ser o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; (Isaías 40; 23) - que reduz a nada os príncipes, e torna em coisas vã os juízes da terra.
ELE é grande mui poderoso e o seu entendimento ninguém pode medir.
ADORAR A DEUS EM ESPÍRITO: Não é servi-lo com a minha mente, Mas no MEU ESPÍRITO.
O Homem é: Espírito, Alma e Corpo. Porém DEUS habita no meu espírito ELE habita no teu espírito, ELE habita no espírito do homem.– ELE mesmo diz: (Ezequiel 36:27) E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. (João 17; 23) – JESUS quando orava pelos seus discípulos, pediu: Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Significa dizer que, devemos submeter o nosso espírito que foi criado por DEUS, para se encher da presença de DEUS.
Diante disso temos que vencer a nossa tristeza, depressão, solidão e outros problemas que tentam aprisionar a minha vida e a tua vida, tentando nos impedir de entrar nas dimensões celestiais.
DEUS criou o espírito do homem, para se relacionar com o Espírito de DEUS
DEUS não habita na alma do homem porque ELE não é alma.
DEUS não habita no corpo porque ELE não é carne.
DEUS habita no nosso espírito no teu espírito no meu espírito: PORQUE ELE É ESPÍRITO.
O mesmo versículo DIZ ainda que, O ADOREM EM VERDADE
Mas o que significa em VERDADE
Em VERDADE significa em REALIDADE.
• QUE REALIDADE é essa?
É a certeza da presença de DEUS é a sinceridade do meu coração.
(Provérbios 3; 32) - o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade.
Devo estar convicto que DEUS está comigo em INTIMIDADE.
Tenho que tratar a presença invisível de DEUS como fato REAL.
(Salmos 16:2) - A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor...
(Salmos 16:11) - Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; na tua mão direita há delícias perpetuamente.
É alcançar um relacionamento mais profundo com Jesus,
para nos ajudar a compreender o seu amor perfeito por nós.
A fim de alcançarmos a maturidade do nosso relacionamento amoroso com Deus.
Efésios 2:10 "Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos." Afirmamos que é extremamente importante submetermo-nos a Deus e permitir que Ele transforme as nossas vidas em algo que Lhe traga glória. No entanto Ele não quer que o nosso relacionamento fique estagnado. Ele quer que continuemos a crescer mais profundamente na nossa INTIMIDADE com ele, ai sim podemos adorá-lo em VERDADE.
Se vamos pregar devemos fazê-lo em espírito e em verdade.
Se vamos ler a Palavra devemos examinar em espírito e em verdade
Se vamos orar devemos orar em espírito e em verdade
Se vamos Cantar devemos cantar em espírito e em verdade
Em Espírito e em Verdade tem haver com COMUNHÃO
(I João 1:3) - O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
(Filipenses 2:1) - PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, (Filipenses 2:2) - Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. (I João 1:6) - Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
(I João 1:7) - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
A Comunhão nos torna atrelados a Ele;
Somos inteiramente um só eu e ELE, você e ELE;
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Tornamo-nos inseparáveis para sempre e em vida;
PORTANTO A Adoração é a atividade para aqueles que estão no céu
É um privilégio bem aventurado e precioso para nós que estamos na terra.
Os louvores as Ações de Graças equivalem a fazer menção dos atributos de DEUS e de SUAS obras
Isso se constitui em ATOS DE ADORAÇÃO
O louvor aqui na terra por mais débil que seja é apenas o início do coro universal da ADORAÇÃO que encherá o Céu e a terra quando tudo tiver sido feito novo, E todas as coisas lhe estiverem sujeitas.
(I Corintios 15:28) - E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. (Tiago 1:18) - Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
TEMOS QUE PREGAR A PALAVRA
TEMOS QUE LER A PALAVRA
TEMOS QUE ORAR
TEMOS QUE CANTAR LOUVORES
PORÉM TUDO ISSO DEVE SER EM ATITUDE DE ADORAÇÃO.
ADORÁ-LO EM ESPÍRITO E EM VERDADE E ASSIM, ESPERAR A SUA VOLTA.
(Salmos 29:2) - Daí ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.
(II Corintios 13:13) - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
Neusvaldo Rodrigues de Amorim - 07 / 2009
Que Deus abençoe muito sua vida e sua família, Amorim.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Se eu me humilhar
Neste lugar tu és real
Vou me entregar totalmente
O teu toque abriu os olhos
Do meu coração
Eu posso enxergar e entender
Refrão
Se eu me humilhar
Diante do teu Altar
E sacrificar aquilo que me custar
Tu inclinarás os teus ouvidos ao meu clamor
Mas vale um dia no centro do teu querer
Que toda a vida sem jamais te conhecer
Tu és minha fonte, minha colheita, minha herança
Neste lugar tu és real
Vou me entregar totalmente
O teu toque abriu os olhos
Do meu coração
Eu posso enxergar e entender
Refrão
Seu eu me humilhar
Diante do teu Altar
E sacrificar aquilo que me custar
Tu inclinarás os teus ouvidos ao meu clamor
Mas vale um dia no centro do teu querer
Que toda a vida sem jamais te conhecer
Tu és minha fonte minha colheita, minha herança
A minha fonte é o teu amor
Minha colheita é o teu amor
Minha herança é o teu amor
Se eu me humilhar - Discopraise
domingo, 26 de julho de 2009
Sonda-me, Usa-me.
"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado" (sI. 51:17)
Sonda-me, Senhor, e me conhece, quebranta o meu coração
Transforma-me conforme a tua palavra
E enche-me até que em mim se ache só a ti
Então, usa-me, Senhor, usa-me
Como um farol que brilha à noite
Como ponte sobre as águas
Como abrigo no deserto
Como flecha que acerta o alvo
Eu quero ser usado, da maneira que te agrade
Em qualquer hora e em qualquer lugar, eis aqui a minha vida
Usa-me, Senhor, usa-me
Sonda-me, Senhor, e me conhece, quebranta o meu coração
Transforma-me conforme a tua palavra
E enche-me até que em mim se ache só a ti
Então, usa-me, Senhor, usa-me
Como um farol que brilha à noite
Como ponte sobre as águas
Como abrigo no deserto
Como flecha que acerta o alvo
Eu quero ser usado, da maneira que te agrade
Em qualquer hora e em qualquer lugar, eis aqui a minha vida usa-me Senhor, usa-me
Sonda-me, quebranta-me
Transforma-me, enche-me, e usa-me, Senhor
Sonda-me, Usa-me - Aline Barros
terça-feira, 21 de julho de 2009
Deus jamais nós Abandona..
''Esta história é verídica''
Um casal de Ateus tinha uma filha e que jamais havia dito sequer uma palavra de DEUS para a criança..
Uma noite, quando a menina contava com seus, 5 anos de idade, em meio a uma briga,
O pai atirou na mãe, na frente da criança, e depois se matou.
A menina assistiu a tudo,
Após a tragédia, ela foi mandada para um orfanato
A senhora qua tomava conta do orfanato era cristã, muito devota, e 'apresentou' DEUS para a criança
No primeiro dia da catequese a senhora, informando a professora que a menina nunca ouvira falar sobre Jesus Cristo, pediu-lhe que tivesse paciência com ela
A catequista, então, mostrando uma foto de Jesus as crianças, questionou:
- Alguém sabe me dizer QUEM é este ..?
E a menina levantou a mãozinha e disse:
- Eu conheço, é o homem que estava me segurando no colo no dia que meus pais morreram..
Agora: Se você acredita que Jesus está constantemente presente em nossas vidas e nos segura no colo sempre nos momentos díficeis..
''Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus'' (Mateus:10:32)
Musica: Regis Danese - Aliança
Presente de Deus
Nada na vida acontece em vão
Se um dia ao acordar, você encontrasse, ao lado da sua cama, um lindo pacote embrulhado com fitas coloridas, você o abriria, antes mesmo de lavar o rosto, rasgando o papel, curioso para ver o que havia dentro.Talvez houvesse ali algo de que você nem gostasse muito. Então você guardaria a caixa, pensando no que fazer com aquele presente aparentemente "inútil".
Mas no dia seguinte, lá está outra caixa, mais uma vez, você abre correndo, e dessa vez há alguma coisa da qual você gosta muito.Uma lembrança de alguém distante, uma roupa que você viu na vitrine, a chave de um carro novo, um casaco para os dias de frio ou simplesmente um ramo de flores de alguém que se lembrou de você.
E isso acontece todos os dias, mas nós nem percebemos.Todos os dias quando acordamos, lá está, à nossa frente, uma caixa de presentes enviada por Deus, especialmente para nós: um dia inteirinho para usarmos da melhor forma possível!
Às vezes ele vem cheio de problemas, coisas que não conseguimos resolver, tristezas, decepções, lágrimas. Mas outras vezes, ele vem cheio de surpresas boas, alegrias,
vitórias e conquistas.
O mais importante é que, todos os dias, Deus embrulha para nós, enquanto dormimos, com todo o carinho, nosso presente: O DIA SEGUINTE!
Ele cerca nosso dia com fitas coloridas, não importa o que esteja por vir.
A esse dia quando acordamos, chamamos de PRESENTE.
O PRESENTE de Deus pra nós. Nem sempre Ele nos manda o que esperamos, o que queremos.
Mas Ele sempre, sempre e sempre, nos manda o melhor, o de que precisamos, e que é sempre muito mais do que merecemos.
Abra seu PRESENTE todos os dias, primeiro agradecendo a Quem o mandou, sem se importar com o que vem dentro do "pacote“.Sem dúvida, Ele não se engana na remessa dos pacotes. Se não veio hoje o PRESENTE que você esperava, espere.
Abra o de amanhã com mais carinho, pois a qualquer momento, os sonhos e planos de Deus pra você chegarão, embrulhadinhos pra PRESENTE!
DEUS não atende as nossas vontades, e sim nossas necessidades.
Que você tenha um dia abençoado, cheio da Presença de Deus, e que seu presente venha lhe trazer muita paz, experiências com Deus, e esclarecimento sobre o muito que ainda temos a aprender com Ele e por Ele!
Tenha um ótimo dia e que Deus te abençoe.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
A Felicidade de termos o Senhor como o nosso Pastor - Salmo 23 (Salmo de Davi)
1O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. 2Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. 3Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. 4Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 5Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. 6Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
domingo, 12 de julho de 2009
Lágrimas recolhidas por Deus - Salmo 56
"Tem misericórdia de mim, ó Deus porque o homem procura devorar me; oprime-me, pelejando todo o dia. 2Os que me andam espiando procuram devorar-me todo o dia, pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo. 3No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. 4Em Deus louvarei a sua palavra e não temerei, que me pode fazer a carne? 5Todos os dia torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal. 6Ajuntam-se, escondem-se, espiram os meus passos, como aguardando a minha morte. 7Porventura escaparão eles por meio da sua iniqüidade? Ó Deus, derriba os povos na tua ira! 8Tu contaste as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro? 9Quando eu a ti clamar, então retrocederão os meus inimigos; isto sei eu, porque Deus está comigo. 10Em Deus louvarei a sua palavra; no Senhor louvarei a sua palavra. 11Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem. 12Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças; 13Pois tu livraste aminha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para andar diante de Deus na luz dos viventes."
Salmo 56 - Davi roga a Deus
domingo, 5 de julho de 2009
Tudo posso naquele ke me Fortalece...
O contexto imediato
Como Paulo usava “tudo”
Ajuda-nos a entender que Paulo, como autores e oradores modernos, às vezes usava o adjetivo “tudo” (gr. panta de pas) para se referir à maior parte ou à maioria de uma categoria, sem necessariamente se referir a algo em sua totalidade. [1]Podemos ver este tipo de uso em passagens como 1 Cor. 9:22 “...Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.” Paulo não quis dizer que havia se tornado absolutamente tudo para com toda a humanidade. O ponto dele foi de que ele se esforçou, negando seus próprios interesses e tendências, para influenciar todos aqueles com quem ele teve contato e oportunidade. De forma parecida, em Colossenses 1:28 Paulo afirmou “o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo”. Aqui Paulo não quis dizer que ensinava literalmente todos os homens existentes, nem que aquilo que ele ensinava fosse toda a sabedoria existente. O ponto dele, novamente, se restringia àqueles dentro do seu raio de alcance e à sabedoria necessária e suficiente para a plena vida em Cristo. Da mesma forma, em Fil 2:21, ao dizer “pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus.” Paulo não estava se referindo à totalidade da raça humana, nem a todos da cidade de Roma, onde ele se encontrava (Fil 1:13). Ele estava se referindo a muitos outros que não se preocupavam com seus interesses da forma como Timóteo havia feito. Mas, presumimos que Paulo contaria entre aqueles em quem confiava pessoas como Epafrodito (4:18) e os da casa de César (4:22). Portanto, ele não estava relegando nem a raça como um todo, nem toda a população de Roma ao grupo dos que “buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus.” Ele quis dizer que muitos eram assim, porém Timóteo era diferente.De igual modo, ao dizer em Fil 4:13 “Tudo posso naquele que me fortalece”, Paulo não quis dizer “tudo” num sentido absoluto. O que ele quis dizer era que, de todas as coisas que havia passado que necessitavam de poder para enfrentar, como pobreza, fome, escassez e necessidades, Cristo supria toda esta força que ele precisava. É neste sentido que Paulo escreveu “Tudo posso naquele que me fortalece”. Pelo que já havia passado, Paulo tinha confiança, e quis passar esta mesma confiança aos Cristãos em Filipos, de que Cristo havia de suprir toda a força que eles precisavam, seja qual fosse a situação. É por isso que ele encoraja os Cristãos em Filipos com as palavras “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (4:19).
O foco da passagem
Embora muitas traduções modernas como a NVI, ARA e BJ traduzam o verso praticamente igual como “tudo posso naquele que me fortalece”, aqui a NTLH traz uma tradução bastante interessante “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”. Esta tradução é salutar, pois coloca a ênfase em Cristo e demonstra que o objetivo não é as conquistas do homem e sim sua capacitação para, com Cristo, enfrentar as situações, tão adversas quanto forem, que a vida traz.É um eqúivoco pensar que o ponto de Paulo é que, com Cristo, ele pode alcancar grandes realizações ou conquistas. Paulo, embora falando das coisas que fazia por conta própria, já descartou a imporância das grandes realizações pessoais. Em 3:4-8 Paulo relembrou suas grandes conquistas em nome do zelo religioso. Daí, ele mostrou como o simples conhecer e comunhão com Cristo eram muito superior a todas as suas conquistas (3:8,10). Dificilmente Paulo agora estaria chamando a atenção dos Cristãos em Filipos para a idéia de realizar grandes coisas, mesmo com Cristo. O ponto de Paulo é de assegurar estes irmãos de que, na abundância ou na adversidade, Cristo os faria fortes o suficiente para lidar com qualquer situação, permanecendo fiéis a Ele.
Perigo de interpretação
Existe pelo menos um perigo de uma interpretação demasiadamente genérica deste versículo. Crentes podem ficar frustrados ou duvidando das promessas de Deus se tentarem coisas que consideram dentro da vontade de Deus, mas falharem. “Cristãos frequentemente anunciam, ‘Tudo posso naquele que me fortalece’, para assegurar a outros (e a eles mesmos) que podem ser bem sucedidos em empreendimentos para os quais eles podem ou não ser qualificados. Fracasso subsequente os deixa transtornados com Deus como se ele tivesse quebrado uma promessa!”
Se “tudo posso naquele que me fortalece” significa que posso realizar qualquer obra ou feito, desde que seja algo que Deus teoricamente ia querer, então haverá muita frustração, pois nem sempre Deus de fato faz tudo que pode. Deus podia ter evitado que Cristo morresse na cruz (Mat 26:53). Certamente Ele não queria que Cristo tivesse que morrer na cruz. Mas, por causa do grande amor dEle por nós (outro aspecto da sua soberana vontade), Ele permitiu. Se nem Deus sempre faz tudo que pode e tudo que quer, podemos concluir que nem tampouco o homem fará, ou que Deus o fará por meio dele.A Paulo, um homem de fé sincera e poderosa, foi negado algo bom e desejável que pediu ao Senhor – uma cura. Em 2 Coríntios 12:8-9 vimos que, apesar de toda sua fé e amor ao Senhor, Paulo não recebeu o que queria. Tudo posso naquele que me fortalece? Sim, se for da vontade de Deus. Paulo tinha o dom de curar e curou muitas pessoas, chegando a curar todos numa ilha inteira (Atos 28:7-9). Mas, houve ocasião em que Paulo não pôde curar um discípulo próximo a ele, Trófimo (2 Tim 4:20). Tudo posso naquele que me fortalece? Sim, dentro dos limites que Deus estabelece e permite. Haverá ocasiões em que vamos querer fazer coisas boas, até coisas para Deus, mas não conseguiremos, porque não era a vontade de Deus naquele momento, ou naquela situação, ou com aquela pessoa.
A respeito desta passagem D.A. Carson alerta:- Uma antiga preferência é Filipenses 4.13: "... tudo posso naquele que me fortalece". O "tudo" não pode ser completamente ilimitado (e. g., saltar sobre a lua, resolver "de cabeça" complexas equações matemáticas ou transformar areia em ouro); portanto, a passagem geralmente é exposta como um texto que promete aos crentes a força de Cristo em tudo o que eles têm a fazer ou em tudo o que Deus lhes ordena que façam. Sem dúvida, este é um conceito bíblico; contudo, no que se refere a esse versículo, dá-se pouca atenção ao contexto. O "tudo" aqui consiste em viver alegre em meio a fartura ou fome, em abundância ou escassez (Fp 4.10-12). Seja qual for sua situação, Paulo pode lutar com alegria por meio de Cristo, que o fortalece. [3]
Concluímos que o ponto de Paulo em Filipenses 4:13 quanto àquilo que ele pode fazer se refere à força para enfrentar situações que a vida traz a ele, especificamente no sentido de necessidades pessoais. Mas a ênfase não está nele só, e sim nAquele que lhe dá esta força – Cristo Jesus. O versículo pode ser dividido em duas partes “tudo posso” e “naquele que me fortalece”. O mundo declara com orgulho e confiança “tudo posso” e pronto. O Cristão corrige, com humildade temperada pela fé em Jesus “Sei que enfrentarei muitas dificuldades nesta vida, e que sozinho seria derrubado, mas, ‘Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação’.”Hoje em dia os Cristãos ainda enfrentam as incertezas do desemprego, o medo da violência e da doença. É preciso assegurá-los de que, com Cristo, podemos lidar com qualquer situação, não importa quão adversa for. Podemos confiar em Deus de que Ele nos dará a força que precisamos. Basta caminharmos junto a Jesus.
E o “tudo” que podemos fazer?
Alguns ainda querem saber, "o homem pode fazer tudo o que ele precisa fazer?" Até isso, na verdade, é relativo. O homem às vezes pensa que precisa fazer algo, tenta fazer e se frustra quando não consegue. Ele declara que Deus não existe, ou reclama que Deus não ouviu suas orações. Mas, Deus muitas vezes sabe que há uma grande diferença entre o que o homem pensa que precisa e o que ele realmente precisa. Quando era jovem namorei uma moça e pensei que precisava casar com ela. Não deu certo. Acabei esperando até quase 40 anos de idade para casar. Hoje, sei que Deus me deu, graças à sua vontade que é sempre melhor, a esposa que eu realmente precisava. Dentro da vontade soberana (e para nós muitas vezes misteriosa) de Deus, sim, diria que o homem pode fazer o que precisa. Mas, esse fazer nem sempre será o que ele quer. Prova disso é que há muita coisa que, além de poder fazer, devíamos fazer, mas nem sempre fazemos. Talvez a grande questão não é se Deus me capacita para fazer tudo que preciso. Dentro da soberana vontade dEle, Ele sempre capacita. O problema é que eu nem sempre quero fazer tudo para o qual Ele me capacitou. Talvez para Deus parece que queremos saber se podemos fazer de tudo, quando tão pouco fazemos com o “tudo” que já podemos. Que Deus nos ajude a, como Paulo, nos contentarmos não só com aquilo que Ele nos deu, mas com aquilo que Ele nos capacitou a fazer, e esmeremo-nos ao fazê-lo.
Salmos 27
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Todos Pecaram - Romanos 3
1 Qual é pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2 Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
4 De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.
5 E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)
6 De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?
7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
8 E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
9 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
13 A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
14 Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
16 Em seus caminhos há destruição e miséria;
17 E não conheceram o caminho da paz.
18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.
19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
27 Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
29 É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
30 Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.
Romanos 3
terça-feira, 30 de junho de 2009
Louvor a Deus - Salmo 18
"1Eu te amarei de todo coração, ó Senhor, fortaleza minha. 2O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. 3Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos. 4Cordéis de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram. 5 Cordas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam. 6Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu tempo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face. 7Então a terra se abalou e tremeu, e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou. 8Do seu nariz subiu fumo, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele. 9Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés. 10E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre asas do vento. 11Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus. 12Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo. 13E o Senhor trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e havia saraiva e brasas de fogo. 14Despediu as suas setas, e os espalhou, multiplicou raios, e os perturbou. 15Então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo; pela tua repreensão, Senhor, ao soprar das tuas narinas. 16Enviou desde o alto, e me tomou; tirou-me das muitas águas. 17Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu. 18Surpreenderam-me no dia da minha calamidade, mas o Senhor foi o meu amparo. 19Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim. 20Recompensou-me Senhor conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos. 21Porque guardei os caminhos do Senhor, e não me apartei impiamente do meu Deus. 22Porque todos os seus juízos estavam diante de mim, e não rejeitei os seus estatutos. 23Também fui sincero perante ele, e me guardei da minha iniqüidade. 24Pelo que me retribuiu o Senhor conforme a minha justiça, conforme a pureza de minha mãos perante os seus olhos. 25Com o benigno te mostrarás benigno, e com o homem sincero te mostrarás sincero; 26Com o puro te mostrarás puro, e com o peverso te mostrarás indomável. 27Porque tu livrarás o povo aflito e abaterás os olhos altivos. 28Porque tu acenderás a minha candela; o Senhor meu Deus alumiará as minhas trevas. 29Porque contigo entrei pelo meio dum esquedrão, com o meu Deus saltei uma muralha. 30O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. 31Porque, quem é Deus senão o Senhor? e quem é rochedo senão o nosso Deus? 32Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho. 33Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas. 34Adestra as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre. 35Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu. 36Alargaste os meus passos, e os meus artelhos não vacilaram. 37Persegui os meus inimigos, e os alcancei; não voltei senão depois de os ter consumido. 38Atravessei-os, de sorte que não se puderam levantar; caíram debaixo dos meus pés. 39Pois me cingiste de força para a peleja; fizeste abater debaixo de mim aqueles que contra mim se levantaram. 40Deste-me também o pescoço dos meus inimigos, para que eu pudesse destruir os que me aborrecem. 41Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao Senhor, mas ele não lhes respondeu. 42Então os esmiucei como o pó diante do vento; deitei-os fora como a lama das ruas. 43Livraste-me das contendas do povo, e me fizeste cabeça das nações, um povo que não conheci me servirá. 44Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se submeterão a mim. 45Os estranhos decairão e terão medo nas suas fortificações. 46O Senhor vive; e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação. 47É Deus que me vinga inteiramente, e sujeita os povos debaixo de mim; 48O que me livra dos meus inimigos; sim, tu me exaltas sobre os que se levantam contra mim, tu me livras do homem violento. 49Pelo que, ó Senhor, te louvarei entre as nações, e cantarei louvores ao teu nome. 50É ele que engrandece as vitórias do seu rei, e usa de benigdade com o seu ungido, com Davi, e com a sua posteridade para sempre."
Salmo 18
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Deixando o Modo Poeta On
Estou aqui anunciando que deixei o Modo Poeta On. Eu gostava muito de escrever poemas sobre amor, ou até mesmo relatava um pouco do que eu sentia e dos amores que eu passava. E hoje descobri que existe um amor maior e acima de tudo e o que eu escrevia era minúsculo perto do amor que tentamos sentir pelas pessoas antes primeiro de sentir por JESUS CRISTO. O AMOR DE DEUS EM SEU FILHO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Aqueles que conhecem e provam deste AMOR sabe do que estou falando. É um AMOR que nos completa, nos enche de glória e paz. Hoje tenho certeza que posso entregar a minha vida e tudo o que sou nas Mãos de Cristo, e assim posso repousar.
Saí de uma vida de conturbações, de pequenos momentos alegres, de vontades próprias e angústia, graças a Ele hoje sou feliz, o homem que existia dentro de mim morreu e hoje nasceu um novo homem. Agradeço a todos que intercederam por mim e oraram firmemente para que eu deixasse de ser o que era, hoje tenho somente que agradecer a Deus e todos os meus amigos, Deus ouviu a oração e os pedidos e me trouxe a vida novamente.
O Modo Poeta On continua com a minha grande amiga Pricyla Koehler. Deus iluminou os meus pensamentos e me fez inspirar o Modo Jesus On.
Beijos e abraços a todos. E Deus abençoe muito os nossos caminhos.
Amém.
Pedro Rangel