quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ansiedade


Mt 6:25 a 33. (Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? (26) Observai as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura não valeis vós muito mais do que as aves? (27) Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? (28) E porque andeis ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. (29) Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, com toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. (30) Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã são lançada ao forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? (31) Portanto, não vós inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que vestiremos? (32) Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai Celeste sabe que necessitais de todas elas; (33) buscais, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.)


- O que é ansiedade?

É uma sensação interna de apreensão, insegurança, preocupação, inquietação e/ou temor que é acompanhado de elevada excitação física. Em períodos de ansiedade o corpo fica em estado de alerta, pronto para fugir ou lutar. O coração bate mais depressa, a pressão sanguínea e a tensão muscular se elevam, ocorrem trocas químicas e intercâmbio de sinais neurológicos, às vezes ocorre aumento de transpiração, a pessoa pode se sentir fraca, nervosa e incapaz de relaxar. (Gary Collins)


- Na Bíblia, a palavra “ansiedade” é usada de duas maneiras, como:

Uma preocupação moderada (salutar): dose moderada (nem muito, nem pouco). Quando nos motiva a enfrentar melhor os desafios da vida. Ela pode ser benéfica. Ex: Paulo preocupado com as igrejas - 1ª Co 11:28 (Além das coisas exteriores, há o que pese sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas);


Aflição e angústia: é nociva, gera pânico e imobiliza a pessoa. Surge quando damos as costas para Deus, pegamos nossos fardos e consideramos, pelo menos com nossas atitudes e gestos, que temos que resolver nossos problemas sozinhos. Em vez de reconhecermos a soberania e o poder de Deus, e de buscar o seu reino e a sua justiça em primeiro lugar. Fl 4:6 e 7 (Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.


- Causas da ansiedade:

Ameaça (perigo, auto-estima, separação, valores etc.)

Conflito
Necessidades não satisfeitas (sobrevivência, segurança, etc.)

Medo: as pessoas têm medo do fracasso, do futuro, da guerra, da rejeição, do sucesso, de assumir responsabilidades, da solidão, da mudança, de várias outras possibilidades reais ou imaginárias, Algumas vezes, esses medos se avolumam na mente e criam uma extrema “ansiedade”, mesmo na ausência de qualquer perigo real.



- Prevenção da Ansiedade: Confie em Deus - Aprenda a andar em contato diário com Deus. Aprenda a enfrentar - Enfrentar as causas da ansiedade antes mesmo que surjam, ou no momento em que aparecem, pode impedir o seu desenvolvimento. Esse enfrentamento pode tornar-se parte do estilo de vida da pessoa que quer ser liberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário