domingo, 2 de agosto de 2009

ESTUDO BÍBLICO

A TENTACAO DE JESUS
Texto-chave: Lucas 4:1-13


Contextualização
Local: região desértica da parte inferior do vale do Jordão, numa montanha elevada, no pináculo do templo em Jerusalém.
Tempo: 40 dias, no verso 2b diz que “no fim deles, (referenciando aos dias), Jesus teve fome.” Já no livro de Mateus 4:2, fica subtendido que Jesus foi tentando depois de passar 40 dias no deserto jejuando.

Podemos a princípio entender melhor quem é Jesus: alguém 100% Deus, mas que ao mesmo tempo 100% homem. Pois jejuou por 40 dias e teve fome, em Hebreus 4:15 diz “pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém sem pecado.” Uma vez sendo também homem, estava sujeito a todo e qualquer tipo de tentação vinda de Satanás, porém nesse versículo fica claro que passou por tudo isso, porém sem pecado algum.
Vejamos então quais foram as três propostas que o diabo fez a Jesus, digo propostas pois o dicionário Aurélio define proposta, s. f. oferta, e em todas as propostas que o diabo faz a Jesus, ele oferta algo em troca de, ou seja usa condicionais “se”. Ex: “Se es filho...” (verso 3); “Se me adorares...” (verso 7); “Se es filho de Deus...” (verso 9b).
Obs.: Não é sabido se a ordem cronológica correta de cada dito de satanás nessa passagem é a de Mateus, ou a de Lucas. Então seguirei a ordem de Lucas, somente para compreensão do texto:

Primeira proposta de Satanás: SUPRIMENTO DAS NOSSAS NECESSIDADES BÁSICAS
Ø Verso 3b: “manda esta pedra transformar-se em pão.” Todos sabemos que o pão representa o alimento diário, na oração de Jesus em Mateus 6, Ele pede ao Pai pão todos os dias, ou seja o suprimento diário, para que não nos falte alimento em nossas mesas. A primeira forma que o diabo utilizou para tentar a Jesus foi oferecendo a sua necessidade primeira. Quantas vezes em nossas vidas não temos a certeza se no amanhã teremos o que comer? Qual de nós tem a certeza de que teremos condições financeiras no amanhã para nos alimentar? Mas diferente do diabo, Deus nos garante provisão diária. Elias quando não tinha como se alimentar, Deus se utilizou de corvos para suprir suas necessidades biológicas de se alimentar. O salmista Davi já dizia: “O Senhor é o meu pastor de nada terei falta.” O diabo pode até nos oferecer o suprimento imediato, mas quem nos garante a certeza do suprimento continuo é o Senhor.

Segunda proposta de Satanás: PODER, AUTORIDADE E ESPLENDOR.
Ø Verso 6: “E lhe disse: Eu te darei autoridade sobre eles e todo o seu esplendor...” Aqui Satanás oferece poder sobre os reinos a Jesus, isso nos dias atuais pode muito bem ser comparado, a status profissional, a ascensão financeira, etc. Quantos de nós não gostaríamos de ser uma pessoa bem sucedida, de ser uma pessoa de poder e de influencia? Porém Satanás oferece isso a Jesus com uma condição: que Jesus o adorasse. (Verso 7). Muitas vezes somos pessoas justas, dignas e honestas em nosso viver, mas deixamos de ADORAR ao Senhor quando aceitamos as condições que Satanás nos propõe. Satanás pode até nos garantir poder, autoridade e esplendor aqui na terra, mas quem nos garante o sucesso ETERNO é o Senhor. Podemos não ter status aqui na terra, mas com certeza aquele que honra ao senhor, adorando somente a JESUS, será recompensado. “Feliz o homem que persevera na provação, porque depois da aprovação receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” Tg 1:12

Terceira proposta de Satanás: SEGURANÇA.
Ø Veja bem, já na sua ultima proposta Satanás, não oferece nada, uma vez que Ele aqui põe a prova o poder de Deus, Ele não diz pra Jesus se jogar de cima do templo porque ele (diabo) irá segurar Jesus. Mas ele diz que está escrito na bíblia que Deus dá ordens aos anjos para que nos dêem segurança. Então podemos tirar algumas conclusões dessa parte, primeiro Satanás não pode nos garantir nenhum tipo de segurança garantida, ele pode até nos persuadir a acreditar nisso, mas somente o Senhor é quem nos guarda e nos protege. “Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernaculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.” Salmos 27:5. Segundo o diabo transfere essa responsabilidade ao Senhor quando ele diz está escrito. A única intenção de Satanás nessa parte era por a prova o poder divino, para isso ele se utiliza até mesmo da palavra do Senhor. Não basta conhecermos a bíblia, antes de tudo precisamos conhecer o Deus da Bíblia e nos decidirmos por vive-la dia a dia, assim como Jesus o fazia.

Conclusão: Podemos até nos perguntar: mas Jesus era santo, era o próprio Deus encarnado, como darei conta de ser tentando todos os dias por Satanás e conseguir? Toda e qualquer garantia eterna, só pode ser dado por JESUS. Se você realmente quer possuir um coração firmado no Senhor, busque as coisas eternas, as coisas que jamais passam, as coisas que teremos a certeza que nos farão chegar mais perto dEle. Essa proposta somente o Senhor Jesus pode nos fazer, e cabe a você decidir aceitar que ele entre na sua vida e te ofereça tudo aquilo que você realmente precisa.
Luma Natalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário